quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cultura Brasileira? Sim, Ela existe

Nosso querido Brasil, para muitas pessoas, tem um problema que continua independente do tempo que se passe, esse problema seria que o Brasil não possui cultura, que o Brasil seria um país formado por todas as culturas, porém, o povo seria inculto, então não haveria uma própria cultura.
A verdade é, SIM, nos temos cultura, mas o que podemos dizer sobre a cultura brasileira é que ela é praticamente feita por cultura inútil.
Programas como o Big Brother Brasil mostram isso. Isso é pura cultura inútil. Onde ver 15 pessoas brigando e fingindo ser amigas parece algo emocionante. Só se for no Brasil mesmo que isso é interessante. Por mais que tenhamos uma forte nacionalidade aqui no blog, temos que ser sinceros que o brasileiro gosta de cultura inútil.
Porém, um grande exemplo que o Brasil tem cultura e que deveria ser um exemplo para qualquer estado, é o Rio Grande do Sul, até hoje os gaúchos continuam suas tradições, estejam onde for, eles criam CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Onde praticamente reunem todos os gauchos da região e fazem um encontro, onde eles cultivam tradições, isso seria uma grande exemplo para o Brasil para que ele cultivasse sua cultura.
Até porque, hoje em dia, a cultura brasileira se reflete em carnaval, futevol, novelas, BBB, e outras coisas inúteis. O que quero dizer, é que o Brasil tem muito mais que isso, nos somos um país de todas as nações e isso nos faz muito diferente. Acredito que o Brasil ainda está criando sua cultura, até porque, a cultura brasileira será uma mistura e agradará a todos os gostos do mundo inteiro, basta apenas cooperarmos.
Reavendo, o Brasil é um país ótimo se dermos valor a ele, basta temos consciência para isso e poderemos mudar esse país para um país com uma consciência de primeiro mundo, porque economia nós temos, agora nos resta termos cabeça no lugar.

2 comentários:

  1. "O povo escolheu a Globo. Isso é globalização."

    Sim, o brasil tem sua culutra e diversidade. Dentro de cada região através das diversas comunidades e etnias o nosso país tem a verdadeira cultura. O problema é que ao longo dos anos, devido à vários acontecimentos a destacar a globalização atual, nós temos nos adaptado à industria do entretenimento ("cultura") ancorada em holywwood (entre outros) mediante a TV, isso é fato. O brasileiro têm esses laços de regionalismo ( que nos faz estranhos um dos outros por causa da região) por causa da formação geopolítica de nosso Estado e também por causa de nossa história de exploração.
    Se analizarmos as origens festa junina,carnaval, futebol, novelas e BBB não são originados do brasil, é uma "cultura" importada em prol do comércio/lucro.
    Contudo, se lembrarmos de nossas tradições ( do povo mesmo) veremos que ao longo do tempo foi-se esquecendo das raízes, e a difusão desses valores culturais estão sendo esquecidos.Provavelmente nossos filhos não saberão a lenda do boto cor de rosa ou fatos históricos de origem popular/nativa como a revolta da vacina ( no RJ 1904) e a guerra dos tamoios (conflito dos colonizadores contra os indigenas locais, resultando na segregação entre as tribos e ampliação da escravatura negra no país), enfim enquanto não tivermos nossa historiografia ensinada nas escolas com viés nacionalista, jamais nossas futuras gerações entenderão nosso país como uma referência cultural por exemplo.
    Nem vou falar sobre os maçons-elite-banqueira-colonizadora-real-racista-aristocratica-segregadora-europeia-etc que dominou nosso país desde sempre.

    Visitem meu blog e comentem tbm :)
    http://evandrobr.blogspot.com/

    ResponderExcluir