segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Otaku - A verdade.

Otakus são as pessoas que possuem conhecimento e aderem a moda de assistir animes e ver mangas. Hoje em dia, ser Otaku é algo até que comum entre jovens. na verdade, ser otaku, é ter cultura em alguns aspectos, pois, um otaku tem um certo conhecimento da cultura japonesa, sim, animes e mangas são cultura. E é aí que entra o reúdio da sociedade quanto a esse movimento que toma proporções incríveis.
Nossos pais não conheceram um décimo da cultura japonesa que conhecemos, e para eles, o jovem ideal é o jovem que deixa algo para trás quando é necessário. O problema é que muitos pais desconhecem a cultura japonesa e confundem certas coisas, como, costumam repudiar o filho que ve anime e lê manga. Isso porque, para eles, isso seria coisa de criança, e que essa forma de passar o tempo não ensina nada e é totalmente inútil. Isso é bem errado, uma coisa comum nesse meio, é que muitos animes e mangas transmitem valores morais, basta ter uma mente aberta para compreender, na verdade, muitos jovens não vêem isso, se importando apenas com as cenas emocionantes de ação.
Os pais nunca param para assistir ou ler um destes, por isso, na verdade, nem imaginam a idéia que transmitem, tais como: perseverança, coragem, esforço. Porém, mesmo desconhecendo isso, eles repudiam. No Japão, um jovem de 15, 16 anos vendo anime é totalmente normal e muitas vezes os próprios pais aconselham. Essa é a diferença.
Isso leva a outro assunto abrangente, boa parte do povo brasileiro não tem cultura, principalmente internacional, para muitos adultos, a vida é trabalho, dinheiro, futebol e tv. Porém, ao invés de parar para ver um jornal, vão ver filmes, as vezes até já viram os filmes, mas segundo alguns o jornal é "descartável" para a rotina.
Voltando ao assunto, agora, que muitas pessoas aderiram a moda otaku, ocorre um grande bang na vida destas pessoas. No Japão, recentemente, está em votação e praticamente aprovada, a Lei Anti-Otaku. Essa lei simplesmente bane da TV, animes com conteúdo Ecchi (que seria como um conteúdo erótico, mas não intencional. Como uma mulher for chutar a outra a aparecer suas roupas intímas.), e também qualquer conteúdo que aprove a violência como resolução. Sim, de fato essa lei não está errada, até que está certa, porém, pense, que jovem vai querer ver um anime, ou ler um manga que não tem nada de atrativo, a verdade é que grande parte dos jovens que aderem esse meio, começam porcausa das cenas de luta e de emoção.
Mas até onde essa lei nos afeta? Essa é uma boa pergunta. A verdade que boa parte dos animes serão restritos e perderemos acessos a muitos deles, muito mesmo. Mas aí nós perguntamos, Naruto, que é um dos animes mais conhecidos e com maior audiencia vai parar? Bom, essa é a prova que existe trambicagem em qualquer parte do mundo. Naruto gera muito Ibope para as TVs, então, nenhuma emissora vai querer perder ibope, o que vai acontecer, é que nenhum dos animes que tem ibope alto e são conhecidos vão desaparecer, isso é um alivio, porém, sofrerão com censuras altas. Já que, segundo o governo, estimulam atos de criminalidade.
Mas basicamente, a verdade é que, uma nova geração está surgindo no Brasil, uma geração que vai mudar muito as coisas, e que, principalmente, irá recomendar a seus filhos um bom conhecimento da cultura japonesa e que não repudiará o feito.
Porém, temos que viver o hoje, e vivendo o hoje eu digo, temos que mudar a consciencia de nossos pais e avós, vamos mostrar que esse é o nosso jeito de ser, e provar que nos temos cultura, e que animes e mangas fazem parte dela, vamos mostrar o verdadeiro poder dos Otakus que estão espalhados pelo Brasil.

Um comentário:

  1. Não sou contra o movimento Otaku,apenas acho que deveriam valorizar mais a cultura brasileira. Ela também é exótica e super interessante.

    ResponderExcluir